Principais Tendências para o Sector em 2015 – Parte II
5. Experiência do Utilizador
A experiência do utilizador é tão somente a ferramenta de humanização do Marketing Digital.
As audiências querem sentir-se envolvidas e participantes através de uma navegação que se quer intuitiva, fluida e dinâmica. A optimização de conversões estará sempre dependente de factores de usabilidade, tais como a velocidade de performance, a arquitectura de informação, a legibilidade, a cor e a imagem. Através de uma arquitectura robusta, um design claro, uma navegação intuitiva e conteúdo de qualidade, é um dado adquirido que as taxas de conversão do seu hotel em canal directo irão aumentar.
Uma forma interessante de verificar até que ponto a experiência do utilizador tem relação directa com o funil de conversões é o recurso a soluções de teste A | B. Identifique quais são as páginas que asseguram melhor performance tendo por base design claro e evolução de conteúdos, incluindo floating buttons, drop-downs, mensagens de marketing e banners.
6. Presença Paga em Motores de Pesquisa
O factor crítico de sucesso de uma campanha paga assenta na sua capacidade de alcançe e exploração de canais diversos, sejam eles Facebook, Google, Yelp ou HotelFinder.
Assegure que aposta na sua marca, potencia a utilização de redes sociais e aloca o seu budget tendo em vista a conversão através de plataformas móveis. Promova mensagens adaptadas junto dos seus públicos-alvo e mantenha um foco constante na importância do ciclo de compra do consumidor.
7. Mensuração de ROI – Transversalidade
O ciclo de compra do consumidor está actualmente em fase de mutação, razão pela qual urge as empresas adaptarem os seus processos de análise e mensuração de ROI. Com o pico meteórico ao nível de pesquisas móveis e indicadores sociais, o funil de conversão não é de todo linear e o processo de decisão de compra pode acontecer a qualquer momento.
É importante que os hotéis estejam atentos ao mesmo e dirigam uma mensagem personalizada junto dos seus públicos-alvo. Fruto da inovação constante que se vem verificando em termos de Tracking Software, actualmente é possível atribui um ROI a qualquer canal. Ao ter uma ideia clara de qual o caminho percorrido até à conversão, poderá identificar o valor associado a cada momento de contacto.

8. Compreender o Ciclo de Compra do Consumidor
Nunca a velha máxima de que o consumidor é rei fez tanto sentido como nos dias de hoje. Seja no sector da hotelaria, turismo e lazer, ou em qualquer outra indústria ou área de negócio, os consumidores utilizam os motores de pesquisa, websites, canais oficiais de social media e avaliações online antes de planearem as suas viagens ou reservarem um quarto.
Esta é a principal razão pela qual o seu website deve estar optimizado tanto para pesquisas orgânicas como para pesquisas pagas; presente ao nível dos principais canais de social media e desenhado tendo em vista optimização de conversões. Ao estar presente em todas as fases do ciclo de compra do consumidor estará a assegurar uma vantagem competitiva face à concorrência.
Bruno Santos
Account Manager | HDS – Hotel Digital Strategy
bruno@hoteldigitalstrategy.com

No comments