Não responsivo? Não é Opção! – Parte II
Ter versões distintas para Desktop e Mobile traduz-se NO DOBRO DO ESFORÇO; campanhas distintas Google Adwords; campanhas distintas SEO e relatórios Google Analytics distintos; assim sendo, qual o sentido de gerir dois sites, quando pode estar a gerir somente um?
Experiência Utilizador + Experiência Utilizador
De acordo com a Google’s Think Insights, se um utilizador visita o seu site através de um dispositivo móvel e por alguma razão não consegue encontrar rapidamente aquilo que procura, existe uma probabilidade de 61% de ir procurar noutro lugar; em contraponto, uma experiência positiva traduz-se habitualmente numa probabilidade de comprar ou utilizar um produto e/ou serviço de 67%.
Interação Social Media = Tráfego Mobile
Se uma presença ativa em Social Media e em Blogues já faz parte integrante da sua Estratégia de Marketing Digital, e acredite em nós, deve claramente fazer, o incremento de tráfego mobile está garantido; estudos recentes da ComScore revelam que 55% do consumo de social media já é promovido através de dispositivos móveis.
Preferência em Termos de SEO
Por defeito, websites responsivos não só revelam melhor performance, como são muito mais fáceis de manter.
Taxas de Rejeição Elevadas? Agora Não!
Independentemente de o seu website parecer excelente em versão desktop, uma performance fraca em dispositivos móveis é garantia de uma taxa de rejeição elevada; que por sua vez se vai traduzir na sua irrelevância aos olhos da Google; que por sua vez se traduz em descidas de ranking, que basicamente é PÉSSIMO.
1 Segundo… 2 Segundos… Não Carregou? Oportunidade Perdida!
De acordo com os standards da Google PageSpeed Developers, se o conteúdo do seu website não é carregado em menos de 1 a 2 segundos a oportunidade já se perdeu; assim sendo, fica claro que um site desenvolvido originalmente para desktop dificilmente irá funcionar em termos de dispositivos móveis.
A Antecipação é Chave
Tal como qualquer licenciado em Marketing é constantemente relembrado ao longo do curso (e falo por experiência própria), a ciência não se resume apenas à identificação e satisfação das necessidades do consumidor, mas acima de tudo à sua antecipação; a grande mais-valia que o responsivo apresenta reside no facto do design do template ser feito em função de dimensões de ecrã e não do dispositivo, o que significa que o seu website irá ser apresentado de forma apropriada independentemente do dispositivo através do qual o acesso é feito.
Uma das maiores virtudes das ferramentas online reside na sua mensurabilidade; saber quem nos visita, o que gradualmente permite uma adaptação em termos de targetting. Mais uma vez e tal como mencionado anteriormente, versões múltiplas traduzem-se em trabalho acrescido do ponto de vista de análise de dados, por isso, qual o sentido?
Barato = Caro
Contraditório? Talvez, mas não podia ser mais verdade. Com toda a certeza um site responsivo irá ser significativamente mais dispendioso em termos de desenvolvimento e implementação, mas a partir do momento que está concluído, a sua manutenção é muito mais fácil e implicará uma poupança significativa no médio-longo prazo.
Benefícios PPC
Um website responsivo facilita sobremaneira a gestão pay-per-click, já que existe uma muito maior flexibilidade e controlo sobre as formas como se alcança o consumidor, que utiliza cada vez mais os dispositivos móveis no seu dia-a-dia.
O TEMPO DO RESPONSIVO É AGORA. POR ISSO AJA E FALE CONNOSCO AGORA… ;)
Bruno Santos
Account Manager | HDS – Hotel Digital Strategy
bruno@hoteldigitalstrategy.com
No comments