Algoritmo do Motor de Pesquisa Google

07/07/2015

como funciona algoritmo google

Como funciona o algoritmo do Motor de Pesquisa Google?

Os algoritmos são programas informáticos que procuram pistas para devolverem exatamente o que o utilizador procura. Para uma consulta normal, existem milhares, se não milhões, de páginas Web com informações úteis. Os algoritmos são processos e fórmulas de processamento que convertem perguntas em respostas.

Melhoria da qualidade  dos resultados de pesquisa orgânicos

A Google implementou recentemente alterações significantes no seu algoritmo de pesquisa, de forma a torná-lo mais eficiente.

Estas modificações visam melhorar os resultados de pesquisa, quando o utilizador insere algo no campo de pesquisa do motor da Google. Quando o utilizador faz uma pesquisa, procura por uma resposta e não milhões de páginas Web.

Atualmente, o algoritmo do Motor de Pesquisa Google baseia-se em mais de 200 sinais únicos ou “pistas” que permitem deduzir o que poderá estar realmente à procura. Estes sinais incluem coisas como termos em Websites, atualização de conteúdos, região e Classificação de Páginas.

Procura de experiências turísticas

Como é que estas alterações afetam a qualidade dos resultados orgânicos e a experiência por parte do utilizador no que toca a procura de experiências turísticas?

Estas alterações são importantes para qualquer empresa que trabalhe com qualquer meio de tecnologias de informação.

No sector do turismo nomeadamente no ramo da hotelaria, o interesse que qualquer hotel tem é que quando se pesquisa no motor de pesquisa da Google por algo relacionado com hotel, férias ou mesmo zonas por exemplo, grande Lisboa hotel, espera-se que esse hotel seja dos primeiros a aparecer no resultado de pesquisa, mas para que isso aconteça é necessário ter em conta diversos fatores e entre eles existem muitos que não se podem controlar, apenas tentar fazer o melhor possível para que isso aconteça.

O principal objetivo de qualquer empresa é o de potencializar e melhorar o posicionamento de seu site nas páginas de resultados naturais (orgânicos) nos sites levando assim aos seguintes benefícios em ficar bem posicionado:

  • Aumento de tráfego;
  • Branding (aumento de notoriedade sendo que os utilizadores consideram os primeiros resultados como credíveis);
  • Redução de custos com intermediários;
  • Criação de conversões, sejam elas, uma lead, uma compra, um envio de formulário, agendamento de consulta e outros.

O que fazer para posicionar o website na primeira página dos resultados de pesquisa orgânica?

No comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.