Social Media Marketing no Turismo

06/03/2015

Social Media Marketing no Turismo

As empresas do sector do turismo não estão a capitalizar devidamente as oportunidades de negócio oferecidas pelas plataformas social media, de acordo com o estudo da Deloitte “Digital Channels in Travel”.

Social media no turismo – onde estar e como estar

As redes sociais são cada vez mais são um pilar no mundo dos negócios. Praticamente todos os negócios estão a convergir para o mundo digital, seja por meio de uma loja online ou através de um website/blogue onde disponibilizam informação para atrair os potenciais clientes para a sua empresa ou destino.

Sendo o segmento do turismo um sector estratégico na economia portuguesa, é imprescindível que grandes, pequenas e médias empresas participem ativamente no mundo online, podendo assim melhorar significativamente as suas receitas.

Onde estar?

Hoje em dia existem inúmeras plataformas denominadas de redes sociais com objetivos específicos e bem diferenciados. Para o sector do turismo podemos optar por um vasto leque de opções, sendo as mais importantes e significativas as seguintes:

Facebook

Considerada a mais importante rede social a nível mundial, permite chegar a um elevado número de potenciais clientes a nível mundial. Esta rede permite estabelecer um posicionamento na internet, aproximação do público, facilidade de comunicação e completar a comunicação de massa.

Existem dois tipos de alcance via Facebook, o orgânico e o pago. O alcance orgânico é o número total de pessoas individuais às quais foi mostrada a sua publicação através de uma distribuição não paga. O alcance pago é o número total de pessoas individuais às quais foi mostrada a sua publicação como resultado de anúncios.

O Facebook pode representar uma oportunidade significativa para os hotéis de construir relacionamentos que levam a uma consciência de marca, marketing boca-a-boca e, finalmente,  vendas.

Aqui estão cinco dicas para o ajudar a melhorar o Facebook do seu hotel de forma a aumentar o alcance das suas publicações levando a um crescimento a longo prazo da sua notoriedade:

  • Forneça conteúdo útil e significativo;
  • Personalize a sua página de Facebook;
  • Envolva os seus clientes;
  • Crie separadores personalizados (tabs);
  • Crie passatempos;
  • Mantenha a página atualizada.

TripAdvisor

O TripAdvisor é uma rede social onde os utilizadores descrevem e avaliam as suas experiências nos mais diversos locais, sejam comerciais – restaurantes, hotéis, agências de viagens – ou turísticos – atrações, museus, parques, entre outros. Esta rede tem uma característica importante que é a de permitir interagir com os seus utilizadores.

Blogues

Os blogues influenciam os consumidores principalmente nas fases de pesquisa quando procuram decidir sobre um produto ou destino, o blogue é a principal plataforma para uma empresa, porque conteúdos recentes e originais geram tráfego orgânico para o website. Além disto, o blogue tem uma grande vantagem sobre os meios de comunicação tradicionais – informação especializada e útil, num tom pessoal e opinativo. Isto vai de certeza conquistar a confiança dos seus leitores.

Instagram

O Instagram uma rede social recente e bastante popular de partilha de fotos e vídeos que permite aos seus usuários tirar fotos e vídeos, aplicar filtros digitais e partilhá-los em uma variedade de serviços de redes sociais.

Website como ponto de convergência

O Website é a única plataforma onde conseguimos controlar totalmente os conteúdos e a própria plataforma. Quando pesquisamos no Google, a grande maioria dos resultados são de websites. Por isso, o website deve ser o principal meio de comunicação de qualquer empresa, devendo estar no centro de toda a estratégia online. O website serve também como uma forma de interligar todas as plataformas de social media.

Existem ainda outras redes tais como o YouTube, Twitter, Pinterest, LinkedIn e Google +.

A sua empresa já tem uma estratégia de social media formalizada e partilhada com a sua organização?

A Hotel Digital Strategy ajuda-o a melhorar sua presença nas redes sociais, consulte a nossa oferta de estratégia de marketing digital.

No comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.