Receitas digitais para atingir objectivos reais

11/10/2015
AHPHoje, queremos dar um exemplo de receita, simples, de como usar o marketing digital para atingir objectivos, reais, de vendas. Usando estudos de pesquisas online, dados de mercado e informações de rotas aéreas. Ah, e vamos ter de usar um pouco a cabeça também!
A pesquisa Online de mercado – Caso concreto do Turismo do Algarve

No âmbito do nosso trabalho com a Associação de Turismo do Algarve, temos oportunidade de analisar as principais tendências de procura online de turistas, via motores de pesquisa, acerca do destino Algarve.

Deixando de lado o óbvio (mercado UK, IR e PT), conseguimos identificar três países com taxas de pesquisas online relevantes, que poderemos considerar como targets secundários: Alemanha (130.000 pesquisas), Holanda (148.000) e França (77.000) sendo que esta última já ultrapassou a Irlanda o que não deixa de ser significativo.

Aprofundando a pesquisa, podemos identificar para cada um destes mercados Inbound, quais são os principais interesses de cada um (por pesquisas com palavras chave específicas):

  1. Alemanha: o maior interesse (procura) do turista alemão é pela Gastronomia (27%), Praia (19%) e em terceiro o Surf (11%).
  2. Holanda: temos o Golfe (13%), Shopping (13%), e Gastronomia (12%).
  3. França: Praia e Sol (29%), Golfe (13%) e um muito interessante interesse em Turismo de Luxo (7%). Interessante por estar ao nível de UK e à frente dos outros mercados, o que é muito relevante.
Refinar a análise – Dados estatísticos Turismo Portugal

Agora, vamos cruzar estes dados com outras informações de mercado para encontrar correlações, e reforçar os dados quantitativos obtidos. Neste caso, analisamos os dados do INE com os resultados de dormidas durante o 1º semestre de 2015. Das 5.2 milhões de dormidas de estrangeiros, observamos:

  1. Os mercados que tiveram maior crescimento foram FR (18.7% versus 2014), BL (12.9%) e DE (6.3%).
  2. Em valores absolutos, obviamente liderado pelo UK, temos logo a seguir no ranking DE (708.000!), NL (623.000), IR (406.000) e a França quase a suplantar a Espanha com (243.000).

O que podemos retirar destes números? Primeiro, confirma-se a relação directa entre o número de pesquisas online, e o volume de dormidas real. Segundo, temos de direccionar mais investimento online nos mercados “emergentes” e com  maior taxa de crescimento: FR, DE e BL. Recomendar fortemente que todos os canais online (Web, Social Media, etc…) tenham conteúdos em Francês e Alemão, o que nem sempre é o  caso. Terceiro, manter os investimentos online nos mercados clássicos UK e NL, mesmo sacrificando ligeiramente IR. Por fim, comparando a taxa de pesquisas versus dormidas, será muito mais eficiente e rentável alocar o nosso budget nos mercados francófonos (FR,BL e CH) e alemães (DE, NL e CH).

Extrapolando e aproveitando os dois universos de análise, criamos anúncios online ou posts nas redes sociais nos temas de maior interesse destes segmentos. Por exemplo, a gastronomia e surf para o mercado alemão, e o turismo de luxo para o mercado francófono.

Tenho um budget limitado? Posso restringir as campanhas para mercado alemão + gastronomia. Indo mais longe, limito campanhas Adwords específicas para Dusseldorf e Memmingen entre Janeiro e Março 2016, sabendo que para estas cidades vão existir novas rotas directas, com maior frequência semanal.

Aqui temos um princípio de planeamento estratégico com segmentos / conteúdos / budget. Faltará todo o trabalho táctico de criação dos conteúdos pelos temas escolhidos, no idioma correcto, criar os anúncios adwords customizados, as respectivas landing pages, anúncios no Facebook e Instagram pelos temas de interesse e localizações escolhidas, etc… Mas isto poderá ficar para uma próxima tertúlia!

Olivier-Soares

Olivier Soares
Sales Manager | HDS – Hotel Digital Strategy
olivier@hoteldigitalstrategy.com

 

1 Comment. Leave new

ремонт стиральных машин
11/11/2015 22:13

Nice post. I used to be checking constantly this blog and I’m inspired!
Extremely helpful info specifically the closing section :) I deal with such information a lot.

I used to be looking for this particular information for a very long
time. Thanks and best of luck.

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.