O Poder do Instagram . Parte II

12/02/2015
Porquê Utilizar o Instagram para Promover o Seu Hotel?

Desde o seu aparecimento em 2010 o Instagram vem subindo de forma sólida e gradual no ranking das maiores Redes Sociais Mundiais, ultrapassando já este ano o Twitter e ocupando actualmente a 7ª posicão do Ranking Global.

Crie Conteúdo Único e Diferenciador

Quintas-feiras revivalistas? Sextas-feiras vintage? Alguma vez se interrogou porque é que este tipo de conteúdo habitualmente funciona na perfeição junto dos utilizadores de Social Media? Porque possuem uma base temática, são divertidos, e são envolventes. Podemos simular algo idêntico em termos de Marketing para Instagram. Deixamos alguns exemplos: Segundas-feiras Museológicas [oferta existente na minha área], Sextas-feiras Gastronómicas [promovendo especialidades locais], Sábados Surpresa [promovendo joias escondidas existentes na área envolvente], etc.

Publique Imagens de Especialistas Locais de Turismo

Os turistas procuram regularmente informação privilegiada sobre os locais que querem visitar. Se conhecer um especialista local na sua área entre em contacto com o mesmo, e pergunte-lhe se estaria interessado em tirar fotografias de monumentos e atracões locais com questionários associados. Publique o mesmo no feed. Ao fazê-lo está a posicionar-se enquanto especialista e os turistas sentir-se-ão mais inclinados a promover uma reserva consigo.

Incremente Visitas Com Testemunhos Vídeo

Enquanto os seus hóspedes ainda estão no hotel, pergunte-lhes se estariam dispostos a dar um testemunho vídeo acerca da sua estadia. Assegure-se só de antemão de que estão 100% satisfeitos, já que uma review negativa em vídeo não tem qualquer interesse. Poderá e deverá perguntar antes qual o feedback relativamente à estadia, e caso seja positivo, fazer uma aproximação. Pode até convidá-los a fazer uma apresentação ainda mais apelativa daquilo que é a sua oferta.

Incremente Engagement de Forma Notória

O ser humano é competitivo por natureza. Toda a gente adora ganhar, especialmente quando há um prémio à espera na linha de chegada. Passatempos promovidos a nível de Social Media são sucesso garantido e deve criá-los numa base regular. As mecânicas específicas ficam inteiramente ao seu gosto. Assegure-se apenas de que as mesmas são simples e imediatas em termos de assimilação de conteúdos e que encorajam uma participação generalizada.

Não Tenha Receio em Partilhar o Que Se Passa nos Bastidores

Por defeito, a grande maioria dos profissionais de hotelaria não têm qualquer interesse em partilhar conteúdo de “bastidores” com os seus hóspedes, mas acredite em nós, os mesmos são ultra curiosos acerca de uma série de aspectos: como é feita a limpeza dos quartos; como é preparado o buffet de pequeno-almoço, etc. Naturalmente que não sugerimos que lhes mostre tudo, mas pode partilhar um “sneak peek” que satisfaça a sua curiosidade.

Partilhe Marcos Importantes do Hotel

Acabou de renovar a sua sala de conferências? Adicionou uma nova área lounge? Algum dos seus elementos de staff foi distinguido com um prémio da cidade? Assegure-se que os seus seguidores de Instagram não esquecidos neste tipo de informação. Comunique-lhes todos os marcos dignos de registo através das imagens que publica.

Partilhe Dicas de Viagem

Os turistas estão constantemente alerta relativamente a dicas sobre como tornar a sua estadia o mais agradável possível, segura e sem stresse. Enquanto especialista do sector, é esperado que haja uma partilha de know-how acerca do mesmo. Revisite este tema de forma recorrente, podendo até publicar pequenos vídeos para complementar o mesmo; algo como a “Dica do Dia”, “Dica da Semana”, “Dica do Mês”, mediante a quantidade de informação que tenha disponível in-house.

Partilhe Conteúdo de Qualidade Numa Base Diária

Utilizar o Instagram como ferramenta de marketing, tal como qualquer outro social media é algo que deve ser feito de forma consistente. De início o mesmo pode soar como aterrador, já que estaremos a falar de mais uma tarefa a acrescentar a tudo aquilo que já faz, mas se está realmente interessado em ver resultados palpáveis do seu esforço de marketing, não há como contornar esta questão. Encontre tempo para o fazer ou delegue-o junto de algum elemento do seu staff que o possa fazer em seu lugar.

Conclusão

É importante ter presente que estas são apenas algumas ideias relativamente a boas práticas que podem e devem ser aplicadas, mas não espere que de um momento para o outro verifique um aumento de receitas de milhares de euro. Como em todos os social media, o sucesso leva tempo e implica uma participação digital activa. Os primeiros resultados só serão visíveis após uma série de publicações, portanto terá de ser paciente, estratégico, focado e resiliente numa fase inicial, tendo em vista a obtenção de resultados palpáveis no futuro.

Bruno Santos
Account Manager | HDS – Hotel Digital Strategy
bruno@hoteldigitalstrategy.com

Bruno Santos

1 Comment. Leave new

slither.io
07/16/2016 02:11

Hi, I do think this is a great blog. I stumbledupon it ;
) I’m going to return yet again since i have book-marked it.
Money and freedom is the best way to change, may you be rich and continue to help other
people.

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.