Não responsivo? Não é Opção! – Parte I

04/11/2016

A utilização de dispositivos móveis assumiu contornos tão imersivos e simbióticos, que hoje em dia quase parece estarmos a falar de uma extensão tecnológica do Eu, o que seguramente dá que pensar.

As pessoas passam literalmente a vida “agarradas” aos seus smartphones e tablets, e estão constantemente ligadas, por isso a questão tem de ser colocada: porque é que ainda há tantos negócios que não adotaram o mantra do responsivo? Boa pergunta.

Os dados do portal Statista mostram claramente o quão MASSIVA a Dominância Móvel já é e o que pode ser esperado no futuro próximo. Aproximadamente 5.07 biliões de utilizadores de telemóvel em 2019, com 2.6 biliões de utilizadores de smartphones, o que representa mais de 50% do universo… WOW!

Screen Shot 2016-04-08 at 16.52.03

Ao mesmo tempo, os dispositivos móveis vêm evoluindo cada vez mais do ponto de vista tecnológico, funcionando como verdadeiros computadores portáteis, permitindo-nos realizar quase qualquer tarefa em movimento. Não é seguramente por acaso que as buscas na Internet, a utilização das redes sociais, a abertura de emails, ou as compras online estão aos poucos a ser dominadas pelo móvel, por isso a importância de ter um Website Responsivo multiplataforma está bem à vista de todos. Ou pelo menos, assim seria de esperar, certo?

De qualquer forma, e para que não restem dúvidas da razão pela qual o responsivo é a única forma de estar hoje no digital, os argumentos que vamos apresentar de seguida devem ser mais que suficientes para convencer até os utilizadores mais céticos.

Recomendação Google

A dominância do Google enquanto “Motor de Procura Número Um do Mundo” é irrefutável, com uma quota de mercado de aproximadamente 88.6%, de acordo com os Dados Statista de Janeiro de 216; como se tal não bastasse, ao mesmo tempo advogam a utilização do Web Design Responsive, indicando-o como a melhor forma de ir ao encontro dos seus targets via telemóvel ou tablet, tendo sido igualmente introduzidas alterações recentes nos algoritmos, que favorecem sites que sejam responsivos quando as procuras são feitas via dispositivos móveis.

imac-ipad-computer-tablet-mobile-monitor-apple copyUm Website, Vários Dispositivos

Fornecer a Melhor Experiência de Utilização através de múltiplas plataformas e dimensões de ecrã, deveria ser O Objetivo último, pelo qual todo e qualquer gestor e/ou organização deveria lutar nos dias de hoje; caso contrário, correm o sério risco de perderem o Comboio do Marketing Mobile.

Bruno Santos
Account Manager | HDS – Hotel Digital Strategy
bruno@hoteldigitalstrategy.com

Bruno Santos

 

1 Comment. Leave new

Millennials? É Agora ou Nunca! – Parte I
06/09/2016 17:57

[…] Websites responsivos, messaging mobile friendly e apps mobile são práticas obrigatórias [60% descarrega aplicações móveis]. […]

Responder

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.